Concurso de fotografia "A inclusão na diversidade" pretende "desmistificar a deficiência"

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 08 ago (Lusa) - "A inclusão na diversidade" é o nome do concurso de fotografia que o portal digital que se dedica à área da deficiência lançou em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), informou hoje fonte ligada ao projeto.

"Captar através de uma imagem o verdadeiro sentido de inclusão ou que denuncie a falta dela" é o objetivo deste concurso de fotografia.

Conforme se lê no regulamento deste concurso - que pode ser consultado em www.pluralesingular.pt -, a ideia assenta na convicção de que "a verdadeira inclusão deverá abarcar, em igualdade de direitos, de cidadania e participação ativa na vida pública, aqueles que são tendencialmente excluídos porque fogem ao padrão da normalidade".

O "A inclusão na diversidade" destina-se a todos os fotógrafos, amadores e profissionais de todas as nacionalidades, a título individual ou em representação de alguma entidade e a participação no concurso é gratuita.

Com esta iniciativa, a Plural&Singular, portal digital que se dedica a tratar temas relacionados com a deficiência e a inclusão, quer marcar, em dezembro, o seu segundo aniversário, fazendo com que os participantes "reflitam sobre o que é uma sociedade caraterizada pela diversidade".

Já o CPF, numa nota publicada no seu sítio oficial na Internet, conta que "aceitou o desafio lançado pela Plural&Singular para uma iniciativa que visa promover a reflexão sobre os conceitos de 'inclusão' e de 'diversidade' no seio de uma sociedade sem barreiras físicas nem psicológicas", inserindo este concurso no âmbito do projeto "Acessibilidade" que esta instituição tem no terreno.

"Desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência e combater os atos discriminatórios associados às ?diferenças' são outros propósitos importantes deste concurso de fotografia promovido em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva na diversidade", lê-se ainda na página dedicada a esta iniciativa.

O prazo de envio de inscrições já começou, estendendo-se até 30 de setembro.

Os vencedores do concurso são anunciados publicamente com o lançamento da 9.ª edição da revista digital trimestral da Plural&Singular e no dia 03 de dezembro, numa cerimónia agendada para a noite no CPF, no Porto.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).