Incêndios: Reforçados meios aéreos no ataque a fogo em Talhadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, 05 jul (Lusa) - Quatro aviões e dois helicópteros foram deslocados para a área das Talhadas, Sever do Vouga, para "fazer o arrefecimento" do incêndio que lavra desde madrugada e provocou o encerramento da A25.

De acordo com o ponto de situação feito à Lusa pelo comandante distrital de proteção civil de Aveiro, pelas 17:30, no posto de comando instalado em À-dos-Ferreiros, confirmou-se a rotação do vento, que passou a soprar de Noroeste, o que veio criar novos problemas, apesar do reforço de meios previamente feito junto da autoestrada A25.

"Uma das reativações passou a A25 e tornou-se numa frente. Não é um grande incêndio, terá cerca de 200 metros de largura, mas é uma preocupação a mais e a autoestrada teve de ser encerrada por volta das 16:00.", disse à Lusa José Bismark.

Segundo o comandante, a interrupção da A25 "não deverá ser muito demorada, porque não foi o incêndio que passou a barreira física da autoestrada, mas apenas uma projeção do fogo" e estão a ser concentrados ainda mais meios no cordão da A25.

Entretanto, foi decidido reforçar o dispositivo com a intervenção de meios aéreos, quatro aviões e dois helicópteros, para "fazer o arrefecimento da zona" e juntaram-se ao combate às chamas o grupo de reforço proveniente de Leiria, que esteve a atacar um outro incêndio em Pessegueiro do Vouga, e um grupo de reforço do distrito de Aveiro.

"Há ainda dois grupos de reforço nacionais em trânsito para a zona. Neste momento não há povoações em risco", disse José Bsimark.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet, este incêndio que deflagrou cerca das 01:30, está a ser combatido por 357 homens, apoiados por 112 veículos.

MSO // JLG

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.