Câmara do Porto aumentou eficiência na gestão interna com sistema inovador

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jul (Lusa) -- A Câmara do Porto aumentou a eficiência na gestão de departamentos e serviços após adotar um sistema "complexo" que gere o funcionamento interno e com isso "acaba por beneficiar os munícipes", revelou à Lusa o vice-presidente Vladimiro Feliz.

"A informação deixa de estar na cabeça dos funcionários e passa a estar num sistema bem mais complexo que ajuda a dinamizar a fluidez dos processos", revelou o vereador do Turismo, Inovação e Lazer da autarquia, em declarações à Lusa.

Para a empresa prestadora do sistema, a autarquia adotou um sistema inovador "dentro do modelo de gestão autárquica" e passou a funcionar como "alguns grupos empresariais" na administração de processos internos.

"O conhecimento [sobre processos ou serviços] deixou de estar na cabeça dos funcionários para estar no computador", explicou à Lusa Paulo Magalhães, responsável nacional da Easy Vista.

Alertando para a "muito melhor eficiência" dos serviços autárquicos, Paulo Magalhães exemplifica que "quando os utilizadores do município precisam de um serviço" têm agora "uma ferramenta para solicitar esse serviço".

"Os processos são executados de forma mais eficiente. É uma inovação dentro do modelo de gestão autarquia. A Câmara do Porto funciona como já funcionam alguns grupos empresariais", acrescentou.

Paulo Magalhães nota que tudo começou quando a autarquia "fez uma redefinição dos seus processos no Departamento de Sistemas de Informação" e passou a olhar para ele "como um prestador de serviços".

"Vários outros departamentos entenderam que esta gestão era boa e quiseram adotá-la ao serviço, permitindo melhor em muito a sua eficiência", descreveu.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.