Diáspora criou federação associativa para reforçar cultura e tradição portuguesa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 ago (Lusa) -- A Federação Associativa da Diáspora, formalmente instituída na terça-feira, em Viseu, pretende reunir associações das comunidade portuguesas para partilhar os saberes, as tradições e a cultura portuguesa no mundo, disse hoje à Lusa um dos seus fundadores, José Ernesto Silva.

"Esta federação pretende ser uma estrutura autónoma do Governo ou de movimentos políticos, procurando partilhar os saberes, as tradições, a cultura portuguesa no mundo, desenvolvendo projetos que promovam o trabalho em rede das associações e o reforço da participação cívica", disse Silva, almoxarife da Confraria dos Saberes e Sabores da Beira -- Grão Vasco, que está a liderar e intermediar o processo.

De acordo com José Ernesto Silva, os estatutos foram constituídos em ato público, através de registo num notário, e agora vai ser indicada uma comissão para organizar eleições e criar os órgãos sociais previstos estatutariamente.

"A federação terá sede em Viseu", referiu Silva, acrescentando que 26 associações já fazem parte desta plataforma interassociativa.

A ideia de criar uma federação já era antiga e tomou forma durante o Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora, organizado pela Confraria dos Saberes e Sabores da Beira -- Grão Vasco, que reuniu 26 dirigentes associativos da diáspora portuguesa espalhados pelo mundo, em março, em Lisboa.

"Será uma estrutura extremamente importante e que pretende agarrar novos desafios e sinergias, trabalhar em prol e representação das associações da diáspora, sendo ainda uma voz junto das várias instituições portuguesas e do Governo, potenciado a ação e dinâmica das associações, além de permitir uma maior proximidade e ligação a Portugal", sublinhou ainda.

CSR // EL

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.