Rio como primeiro-ministro é "neste momento cenário académico" - Rui Moreira

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jul (Lusa) -- O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira disse hoje que a hipótese do atual autarca Rui Rio ser primeiro-ministro é presentemente "um cenário meramente académico", apesar de muitos acharem que ele "teve razão antes do tempo".

"É óbvio que Rui Rio é olhado por muitas pessoas, e não só do seu partido, com uma pessoa que de facto teve razão antes do tempo relativamente à situação do país. Não me irei pronunciar, até porque esse cenário me parece, neste momento, meramente académico", afirmou Rui Moreira à Lusa, antes de uma visita à freguesia do Bonfim.

Rui Moreira, que é visto como próximo do social-democrata Rui Rio, comentava assim a atual crise política, que admite causar-lhe "alguma perplexidade", e a possibilidade avançada esta semana por alguns comentadores de o autarca ser chamado a liderar uma espécie de governo de salvação nacional.

Desde o início de 2011 que o social-democrata Rui Rio, presidente da autarquia portuense, defende a necessidade de reformar o regime e alerta que a atual crise não é apenas económica mas também política e na quinta-feira reiterou a urgência de "salvar o regime".

A coesão social, eleita por Rio como a maior aposta da autarquia desde 2001, foi escolhida por Moreira como prioridade e a atual crise política deixou o candidato atento à possibilidade da situação social se agravar.

"Os últimos acontecimentos no país demonstram que vivemos tempos muito turbulentos que podem vir ainda a causar ainda maior dano às pessoas. Vai exigir provavelmente do município mais atenção à questão da coesão, da pobreza, da exclusão e da insegurança dos cidadãos", alertou.

Moreira destacou também a importância das "contas à moda do Porto".

"A alocação de recursos tem de ser muito bem ponderada para que, se a situação se agravar, o município possa responder às tais prioridades", defendeu.

Admitindo não conhecer "os contornos" da crise política desencadeada com o pedido de demissão apresentado de Paulo Portas, líder do CSD/PP e ministro dos Negócios Estrangeiros, Moreira pediu "sentido de Estado" aos "políticos e aos partidos políticos, principalmente".

Questionado sobre a atitude de Portas, líder do único partido que apoia a candidatura independente à Câmara do Porto, Moreira não quis fazer grandes comentários mas lembrou que "o facto de o Partido Popular Monárquico apoiar [o candidato do PSD] Luís Filipe Menezes não faz dele monárquico".

"Tenho apreço por quem me dá apoio, mas isso não influencia nada a nossa candidatura, não me influenciou quando tive de criticar a ministra do mesmo partido [Assunção Cristas, que tutela o acionista maioritário da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto]", explicou, em declarações à Lusa.

Moreira diz estar preocupado com o Porto "e o impacto que uma crise no país, que parece estar-se a adensar, pode ter no futuro da cidade".

"Apreciamos quem nos apoia, admitimos até que venha a haver outros que nos apoiam, mas não é essa a nossa preocupação", afirmou.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.