Professores impedidos de realizar prova em Oliveira do Douro admitidos nos concursos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 ago (Lusa) - Os professores impedidos de realizar a prova de avaliação docente na escola de Oliveira do Douro, a 22 de julho, vão poder "participar nos concursos condicionalmente", realizando o exame na próxima edição, a agendar, informou hoje a tutela.

Em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência refere que "os candidatos, de facto, impedidos de realizar a prova na única escola" em que o exame "não se realizou, no dia 22 de julho, poderão participar nos concursos condicionalmente", realizando-o "na sua próxima edição", a marcar ainda.

A nota acrescenta que "as demais situações serão analisadas, caso a caso, pelo Júri Nacional da Prova".

A segunda ronda, a 22 de julho, da prova, que permite o acesso à carreira docente para professores contratados com menos de cinco anos de serviço, foi marcada por novos protestos, depois de os ocorridos a 18 de dezembro, data da "primeira chamada".

O ministério alega que, em julho, o exame não foi feito numa das 88 escolas previstas, a de Oliveira do Douro (Gaia), e a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), maior estrutura sindical de docentes, afeta à CGTP, enumera mais três: escolas secundárias de Santo António e de Santo André (Barreiro) e agrupamento Afonso Henriques (Guimarães).

A 22 de julho, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, assegurou, em conferência de imprensa, que nenhum professor contratado, que tenha sido impedido de fazer a prova, tendo condições para a realizar, seria prejudicado, adiantando que o júri nacional de exames iria analisar "caso a caso", incluindo neste painel os professores que comprovassem que foram excluídos das listas sem razão.

No comunicado de hoje, o Ministério da Educação e Ciência volta a lembrar que a prova de avaliação, contestada pela Fenprof, que a considera uma humilhação para os docentes, "será requisito nos concursos de seleção e recrutamento de professores para o ano escolar de 2014/2015".

A prova, que no ano letivo 2013/2014 só teve a componente comum, visou testar, nomeadamente, o raciocínio lógico e crítico e a capacidade de comunicação correta em língua portuguesa.

ER (IMA) //GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.