Mirandela cria banco de voluntariado para reforçar apoio social

| Norte
Porto Canal / Agências

Mirandela, 05 jul (Lusa) -- O concelho de Mirandela, no Distrito de Bragança, vai criar um banco de voluntariado para preparar e chamar mais pessoas para as causas sociais, numa altura em que aumentam as solicitações devido à crise, divulgou hoje o município.

A área social "é fundamental" para o presidente da Câmara, António Branco que ambiciona conseguir "chamar mais pessoas", aproximando "os cidadãos em torno de causas comuns, solidárias e integradoras do indivíduo na vida coletiva".

O Banco Local do Voluntariado resultará do protocolo celebrado entre a autarquia e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, que permitirá dar formação a um grupo inicial de 21 voluntários para o arranque do projeto.

O autarca explicou à Lusa que esta parceria proporcionará também outras condições aos voluntários que, além da preparação, passarão a estar registados no Banco Nacional, com outras condições para exercerem a função, como a garantia de seguros.

Os promotores vão realizar no sábado uma ação de sensibilização à comunidade para esta causa e para se inscreverem no Banco de Voluntariado que pretende dar resposta às necessidades dos parceiros sociais locais.

A autarquia sublinha "o papel decisivo que o voluntariado tem no reforço da coesão social e na consolidação de regime democrático e da cidadania".

A Câmara de Mirandela, que tem em vigor um Plano de Emergência Social para minimizar os efeitos da crise, aprovou, entretanto os planos para ação social para os próximos três anos, em que 40 parceiros se comprometem a trabalhar em conjunto para corrigir e prevenir a pobreza e exclusão social.

Os documentos orientadores são o Plano de Desenvolvimento Social, concretizado através do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), que tem como "objetivo servir de enquadramento a toda a intervenção social, procurando articular e vincular as iniciativas de todos os agentes".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.