Risco máximo de incêndio em três concelhos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 ago (Lusa) -- Três concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos de todo o país, com exceção de Lisboa e Leiria, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quinta-feira 57 incêndios, que foram combatidos por 1.117 bombeiros, com o apoio de 299 veículos.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco, apresentando-se geralmente muito nublado, no litoral, onde há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, até ao início da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e no interior do Alentejo até meio da manhã, vento em geral fraco, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Em Lisboa, Braga e Viseu prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, Évora e Beja 29, Castelo Branco e Bragança 28, Guarda e Porto 21, Portalegre, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 26, Faro 27, Coimbra, Leiria e Viana do Castelo 22 e Funchal e Santa Cruz das Flores 25.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".