Risco extremo de exposição a radiação UV no Funchal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 ago (Lusa) -- A região do Funchal apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além do Funchal com risco extremo, o IPMA colocou ainda as regiões de Aveiro, Bragança, Braga, Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada em risco muito alto e alto de exposição à radiação UV.

As regiões de Beja, Coimbra, Évora, Lisboa, Sagres, Santarém e Setúbal estão com níveis moderados.

O IPMA aconselha, para as regiões com níveis extremos, que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com níveis elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado, no litoral, onde há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, até ao início da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e no interior do Alentejo até meio da manhã, vento em geral fraco, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

O IPMA prevê para a Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento fraco a moderado do quadrante norte.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado com boas abertas e vento leste fraco, rodando para noroeste.

Em Lisboa, Braga e Viseu prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, Évora e Beja 29, Castelo Branco e Bragança 28, Guarda e Porto 21, Portalegre, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 26, Faro 27, Coimbra, Leiria e Viana do Castelo 22 e Funchal e Santa Cruz das Flores 25.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.