Casas evacuadas "por cautela" em Sever do Vouga devido a incêdio

| Norte
Porto Canal / Agências

Sever do Vouga, 05 jul (Lusa) -- Algumas pessoas foram retiradas hoje das suas casas, "por cautela", em Talhadas, no concelho de Sever do Vouga, devido a um incêndio ativo desde a 01:30, disse à Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

De acordo com o CDOS de Aveiro, pelas 07:30 de hoje, algumas casas estavam a ser evacuadas "por cautela".

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, que se encontra no local, referiu, em declarações à agência Lusa, que "não há casas em perigo, mas o fogo está próximo (a cerca de 150 metros) de algumas habitações".

Gil Nadais adiantou que as pessoas estão a ser acolhidas em casa de familiares que vivem na mesma aldeia, mas em locais mais afastados da frente de fogo.

"O incêndio tem uma frente muito grande, de muitos quilómetros, estão bastantes meios no terreno, e o vento está muito forte. Neste momento estamos a tentar preservar as casas", disse o autarca, cerca das 07:45 de hoje.

O fogo que lavra em Talhadas, no concelho de Sever do Vouga, desde as 01:28 de hoje tinha às 07:30 três frentes ativas, de acordo com informação disponibilizada na página da internet da Proteção Civil.

A essa hora, a combater o fogo estavam 165 bombeiros apoiados por 58 veículos.

A página da Proteção Civil refere ainda um outro incêndio significativo, dos cinco que lavravam às 08:00 em Portugal Continental.

Em Serra das Flores/Melres, no concelho de Gondomar, estava, às 08:00 de hoje, a lavrar um fogo com uma frente ativa.

Este incêndio, que começou pelas 04:05 de hoje, está a ser combatido por 51 bombeiros apoiados por 15 veículos.

JRS // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.