Pires de Lima assume que problemas BES são "uma adversidade" para a economia

Pires de Lima assume que problemas BES são "uma adversidade" para a economia
| Economia
Porto Canal

O ministro da Economia, António Pires de Lima, assumiu hoje que os problemas do BES são uma "adversidade" para a economia, mas insistiu que estão a ser vencidos desafios como o do crescimento económico e redução do desemprego.

"A economia portuguesa, com maiores ou menores adversidades - e é evidente que este caso é uma adversidade -, está a vencer os desafios mais importantes que tinha estabelecido para 2014: está a crescer, a taxa de desemprego continuou a descer no mês de junho e a expectativa que eu tenho é que este crescimento económico, com maior ou menor adversidade, esta redução do desemprego possam ter continuidade ao longo do segundo semestre de 2014 e ao longo de 2015", salientou, à margem da apresentação de um estudo sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento.

Pires de Lima afirmou que o Ministério da Economia está a "acompanhar a situação com muita atenção", mas salientou que as entidades regulatórias já disseram o que tinham a dizer sobre esta matéria, insistindo que "ao nível dos depositantes as pessoas têm todas as razões para confiarem no sistema financeiro português e no BES enquanto instituição".

Declarando não querer "ser submergido por uma agenda depressiva ou negativa", preferiu deixar uma "palavra de confiança" para o setor privado e aos empresários que estão "a lutar para puxar Portugal para cima".

O BES anunciou na quarta-feira um resultado líquido negativo de 3.577,3 milhões de euros entre janeiro e junho, um valor que compara com o prejuízo de 237,4 milhões de euros, apurado no primeiro semestre de 2013.

"Fatores de natureza excecional ocorridos durante o corrente exercício determinaram a contabilização de prejuízos, de imparidades e de contingências que se refletiram num prejuízo de 3.577,3 milhões de euros", lê-se no comunicado enviado pelo banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O novo presidente executivo do BES, Vítor Bento, anunciou logo após a divulgação dos resultados semestrais do banco que a instituição vai avançar imediatamente com um aumento de capital.

O Banco de Portugal disse que factos recentemente descobertos no BES apontam para a "prática de atos de gestão gravemente prejudiciais" e admite consequências contraordenacionais e até criminais para a ex-equipa de gestão liderada por Ricardo Salgado.

No entanto, o banco central assegurou que o BES tem condições para manter a sua atividade e garante a "plena proteção dos interesses dos depositantes".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.