Produtores de batata da Bairrada reclamam escoamento a preço justo

| País
Porto Canal / Agências

Anadia, 31 jul (Lusa) - Agricultores alertaram hoje, em Vilarinho do Bairro, Anadia, para a "situação dramática" que dizem estar a atravessar, devido à dificuldade de escoarem a batata e exigiram a intervenção do Governo.

Em causa está o baixo preço pago à produção - cerca de cinco cêntimos o quilo -- e, mesmo assim, "só com marcação" junto dos comerciantes e armazenistas, que alegam não pagar sequer o custo de arrancar a batata, que não pode apodrecer na terra porque afeta os terrenos.

Segundo Albino Silva, da Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), que promoveu o encontro, os produtores exigem a intervenção do Governo, para que lhes seja pago um "preço justo", já que a batata chega aos consumidores bem mais cara, propondo que o Ministério da Agricultura reúna com os agentes de comercialização, para garantir o escoamento.

Manuel Reis, um dos agricultores presentes na ação de hoje, disse à agência Lusa que, de 20 toneladas de batata que semeou, se a vender ao preço a que a estão a pagar à produção, apenas receberá 150 euros, feitas as contas ao que tem de pagar para a arrancar da terra.

"O investimento foi pesado, nomeadamente com os elevados custos das sementes, dos adubos e dos produtos fitossanitários e estamos a perder dinheiro. Estão a pagar-nos a batata a cinco cêntimos e por favor, sendo preciso marcar, como quem vai ao médico", relatou.

Segundo aquele produtor, muitos agricultores estão "à beira da falência, porque não têm outra fonte de rendimento e não conseguem cobrir os custos de produção" e há jovens agricultores que fizeram avultados investimentos, porque confiaram nos apelos para o regresso à terra.

"Iludiram-se, porque no ano passado o preço da batata paga à produção disparou, devido à procura, porque muita da batata 'morreu' com as chuvas da primavera e havia falta. Este ano semeou-se muita e vingou toda e não se consegue escoar", explicou Manuel Reis.

Albino Silva, da ALDA, aproveitou para anunciar que o problema deverá ser colocado hoje à tarde à ministra da Agricultura, pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA), de que a Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro é filiada.

Um novo protesto de produtores de batata ficou marcado para 07 de agosto, frente à Câmara de Oliveira do Bairro, para apelar ao apoio das autarquias. Esta manifestação, além de produtores da Bairrada, deverá juntar agricultores de Vagos, outra das zonas de grande produção de batata.

MSO // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.