Gouveia recria no fim de semana aldeia serrana do século XIX

| País
Porto Canal / Agências

Gouveia, 31 jul (Lusa) - O centro histórico de Gouveia vai acolher, entre sexta-feira e domingo, um evento de animação de rua que envolve cerca de 300 pessoas e que recriará uma aldeia serrana do século XIX, foi hoje anunciado.

O Festival da Praça das Origens é organizado pelo grupo Escola Velha Teatro de Gouveia, fundado em 1997, que produz anualmente um certame de animação de verão naquela cidade da Serra da Estrela.

"Neste formato é a primeira edição. As treze edições anteriores foram de animação de rua. Este ano decidimos regressar ao passado e recriar os usos e os costumes mais característicos da região serrana em que estamos inseridos", disse hoje à agência Lusa Diogo Cardona, da organização.

Segundo o responsável, o evento cultural "irá recriar toda uma aldeia serrana do século XIX, trazendo com ela os sons, as cores, os saberes e os sabores de toda essa época".

Diogo Cardona acredita que a iniciativa levará os visitantes "numa viagem pelo passado, em que as tradições, o artesanato e a gastronomia, assim como as danças e os cantares serranos, terão presença garantida".

"Vamos ter a recriação de situações como o ciclo do pão e atores que interpretam personagens da época e profissões. Também teremos uma taberna típica, jogos tradicionais, música da época e venda de produtos regionais", explicou Diogo Cardona.

O festival, a realizar na zona antiga de Gouveia, no bairro do Castelo, envolve cerca de 300 pessoas, entre atores, músicos, elementos de ranchos folclóricos, artesãos e empresários.

A organização garante que o evento é "um passaporte para toda a família", que ali encontrará uma "experiência inesquecível", tendo em conta que as atividades abordadas serão "fielmente retratadas e vividas".

"A ideia maior é transformar o largo do castelo numa autêntica aldeia serrana, onde as ações e os acontecimentos pretendem recriar o trabalho, o lazer e a cultura, enfim a vida em sociedade, num ambiente rural da época", refere a fonte.

São objetivos do Festival da Praça das Origens potenciar o desenvolvimento turístico da região, divulgar as tradições culturais serranas, valorizar e potenciar os valores genuínos locais e promover os produtos da Serra da Estrela e da região de Gouveia.

A organização deseja atrair "o maior número possível de pessoas", por reconhecer que a iniciativa tem todas as qualidades para ficar marcada pelo sucesso.

O evento, que é inaugurado pelas 19:00 de sexta-feira, tem o apoio da Câmara Municipal de Gouveia e das juntas de freguesia de Gouveia e de São Paio.

ASR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.