Risco extremo de exposição a radiação UV no Funchal e Porto Santo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 jul (Lusa) -- O Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além do Funchal e da ilha do Porto Santo, o IPMA colocou também todas as regiões do país, com exceção de Sines, Setúbal e Sagres, em risco muito alto de exposição à radiação UV.

O IPMA aconselha, para as regiões com níveis extremos, que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com níveis elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a sul do cabo Mondego até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, vento em geral fraco do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral centro e descida da temperatura máxima no litoral, sendo acentuada norte do cabo Mondego.

No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira ocidental, vento em geral fraco de sudoeste, tornando-se moderado no litoral a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

O IPMA prevê para a Madeira céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul e nas regiões montanhosas e vento fraco a moderado do quadrante norte.

Nos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento de leste com rajadas até 50 quilómetros/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, Beja, Castelo Branco e Bragança 33, Évora e Portalegre 32, Vila Real 31, Porto e Faro 23, Braga e Guarda 27, Viseu 29, Coimbra e Leiria 28, Funchal e Ponta Delgada 25.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.