Vítor Bento avança de imediato com aumento de capital do BES

Vítor Bento avança de imediato com aumento de capital do BES
| Economia
Porto Canal

O novo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), Vítor Bento, anunciou hoje que o banco vai avançar imediatamente com um aumento de capital, depois de terem sido divulgados os resultados semestrais da instituição.

"Será desencadeado de imediato um processo visando aumentar o capital do banco", informou o gestor num comunicado emitido cerca de uma hora depois de terem sido apresentadas as contas do BES no primeiro semestre, marcadas pelo prejuízo histórico de 3,6 mil milhões de euros.

Além do forte agravamento do resultado líquido, entre os destaques dos resultados semestrais, conta-se o facto de o rácio de capital do banco ('common equity tier 1') situar-se, no final de junho, nos 5%, ou seja, abaixo do mínimo de 7% exigido pelo Banco de Portugal, considerando o período transitório para a aplicação das novas regras de Basileia III.

Esta situação torna urgente o reforço de capital do banco, "devendo para o efeito ser convocada uma Assembleia-Geral para reunir dentro do prazo em que seja razoável concretizar tal aumento", lê-se no documento.

A propósito, Vítor Bento destacou que "nas últimas semanas, o banco tem assistido a manifestações de interesse de atuais e potenciais acionistas em participar no Plano de Capitalização, alguns expressando mesmo interesse em tomar participações significativas".

E revelou que "esta mesma informação foi transmitida à equipa de gestão pelo consultor financeiro (Deutsche Bank) que, como recentemente comunicado, foi contratado pelo banco para assessorar a otimização da estrutura do seu balanço".

O presidente executivo do BES salientou também que "a auditoria já anunciada pelo Banco de Portugal, e que se deverá iniciar em breve, deverá facilitar e abreviar o processo de avaliação que os investidores normalmente requerem num processo de aumento de capital, reforçando a confiança no banco".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.