Filme sobre o Douro ganha festival de curtas-metragens de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jul (Lusa) -- O filme "Douro, ensaio, memória", de Eduardo Correia Pinto, recebeu hoje à noite o prémio principal da quinta edição do VistaCurta -- Festival de Curtas de Viseu.

O trabalho, que obteve o prémio de "Melhor Filme", aborda "a saudade, a memória de alguém e também de todos", e tem "um cariz experimental que conquistou o júri", afirma o Cine Clube de Viseu.

"Esta é a terceira presença do realizador no festival, onde, em 2010, arrecadou, com 'David de Oliveira -- uma obra viva', a distinção de melhor documentário", acrescenta a informação.

O festival arrancou no início de julho, com a disponibilização dos filmes a concurso (que foram selecionados entre as várias dezenas de participações), no portal Sapo/Vistacurta.

O júri, constituído por Leonor Keil, Hugo Santos e Pedro Coutinho, decidiu também premiar, nas categorias de animação, ficção e documentário, as curtas "Event for 2", de Alexandre Siqueira, "Arpeggio", de Hélder Faria, e "Alegria do lar", de Ana Isabel Martins, respetivamente.

Foram ainda distinguidos, com menções honrosas, os filmes "A corda" (ficção), de Luís Belo, Ana Seia de Matos, L. Filipe dos Santos e Tiago Ribeiro, e "Memórias de um passeio de verão" (documentário), de Sofia Ferreira e Fernando Vale.

No que respeita aos trabalhos realizados em contextos educativos, o prémio de "Melhor filme" foi atribuído a "Reflex", apresentado pela Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu.

AMF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.