Crianças vão "patrulhar" escolas em Vizela para combater desperdício de energia

| Norte
Porto Canal / Agências

Vizela, 04 jul (Lusa) - As escolas primárias de Vizela vão começar a ser "patrulhadas" pelos alunos, que terão como missão desligar luzes ou equipamentos que estejam a consumir desnecessariamente e fechar as torneiras de água, informou hoje o Município.

Trata-se de um projeto da Agência de Energia do Ave, a que a Câmara de Vizela decidiu aderir, e que visa a redução da fatura da luz e da água que cada escola paga no final do mês.

Segundo aquela agência, projetos semelhantes implementados em escolas de outros países, nomeadamente nos Estados Unidos da América, permitiram verificar uma redução nos custos energéticos da escola de 33 por cento.

A Agência de Energia do Ave orçamentou, para 2013, 23.300 euros para investir naquele projeto, denominado "Patrulha do Ambiente".

"Os alunos envolvidos passam a patrulhar os espaços escolares, para identificar desperdícios de energia e também de água", referiu a Câmara de Vizela.

As "vistorias" serão feitas nos intervalos, ao final da manhã e no final do dia.

No termo de cada mês, os docentes responsáveis elaborarão relatórios simples que representem a alteração dos níveis de consumo energético, baseado na análise das faturas do fornecedor de energia, revelando aos alunos os verdadeiros impactos do projeto e do seu trabalho

Trata-se, assim, de uma experiência educacional e de sensibilização, com uma componente prática, através da qual os alunos poderão comprovar que um consumo racional de recursos contribui para uma maior poupança.

O principal objetivo é promover hábitos de poupança.

Além de reduzir os custos energéticos da escola, permitindo desbloquear fundos para outras áreas importantes, o projeto pretende também "aliviar" a fatura ambiental, já quanto menos energia for utilizada para climatizar e iluminar as escolas, menor será a quantidade de poluição libertada para o meio ambiente.

As patrulhas terão à sua disposição vário material de apoio, como autocolantes, documentos de compromisso, casacos de identificação, lista de tarefas de apoio aos alunos e guia de procedimentos.

O projeto está disponível para todos os concelhos abrangidos pela Agência de Energia do Ave.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.