Passos afirma que demissão de Portas foi "pessoal" e não põe em causa apoio do CDS-PP ao Governo

Passos afirma que demissão de Portas foi "pessoal" e não põe em causa apoio do CDS-PP ao Governo
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro disse hoje que a demissão de Paulo Portas de ministro dos Negócios Estrangeiros "não envolve o apoio do CDS-PP ao Governo" e que os partidos da maioria irão procurar "a melhor fórmula" para o garantir.

As declarações de Pedro Passos Coelho foram proferidas no Palácio de Belém, após uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional e de um encontro realizado antes entre o chefe do Governo e o Presidente da República.

"Será encontrada uma forma de poder garantir o apoio político do CDS ao Governo e nessa medida garantir a estabilidade política do país", afirmou o primeiro-ministro, que referiu que essa solução será adotada "num quadro que deverá ser evidentemente aprofundado junto do doutor Paulo Portas e do próprio partido".

"A questão política do pedido de demissão do senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros trata-se de uma decisão que foi tomada a título pessoal e que não envolve o apoio do CDS-PP ao Governo", começou por dizer o chefe do executivo.

Pedro Passos Coelho adiantou ter-se comprometido com "o senhor doutor Paulo Portas, que é presidente do CDS-PP, a encontrar a melhor fórmula de garantir, tão rapidamente quanto possível perante o país, a solução para esta situação".

"Da minha parte devo dizer ao país que, como primeiro-ministro, tudo farei para garantir as condições que são necessárias para que o Governo prossiga o seu trabalho em condições, como é obrigatório e patriótico, para conseguir cumprir o programa de assistência económica e financeira, garantir o regresso de Portugal a mercados, ainda de que de forma apoiada, como todos esperamos, e conseguir que os esforços e sacrifícios realizados até hoje pelos portugueses possam ser premiados", disse.

Desde a noite de quarta-feira, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas já estiveram reunidos por três vezes para tentar ultrapassar a crise no Governo.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.