Fundação de Serralves faz "Estudos de Luz" em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jul (Lusa) - A exposição "Estudos de Luz -- Indícios, Reflexos e Sombras" é inaugurada pela Fundação de Serralves -- Museu de Arte Contemporânea do Porto, na Quinta da Cruz, em Viseu, na próxima segunda-feira.

Esta exposição, sobre o trabalho de vários artistas, portugueses e internacionais, da coleção do Museu de Serralves, "explora as várias potencialidades da luz", recorrendo a diversos meios, que apontam para temáticas e preocupações muito distintas, sempre relacionadas com "a luz, as sombras e os contornos que [a luz] define", segundo o texto de apresentação da iniciativa.

A mostra envolve trabalhos de Jorge Martins, Lourdes Castro, António Cerveira Pinto, Ana Hatherly, Fernando Calhau, Paulo Nozolino, Ignasi Aballí, João Paulo Feliciano, Marine Hugonnier, Charlotte Moth, Maria Nordman, Luís Palma e Silvestre Pestana.

"A forma como os objetos reagem a diferentes tipos de luminosidade sempre constituiu, ao longo da história da arte, um dos elementos mais importantes para o trabalho de pintores e escultores", lê-se na apresentação da Fundação de Serralves.

Acerca do conceito de "exposições itinerantes", a Fundação indica que são "concebidas para serem apresentados em espaços fora do Museu (...), conceptualizadas e fixadas através de uma temática e de uma lista de obras", adaptável aos espaços que solicitem recebê-las.

A exposição vai estar patente na Quinta da Cruz, na margem do rio Pavia, entre Vildemoinhos e São Salvador, até dia 05 de outubro, com curadoria de Marta Moreira de Almeida e Ricardo Nicolau.

NZR/MAG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.