Parque municipal de Mêda reabre ao público renovado após investimento de 100 mil euros

| País
Porto Canal / Agências

Mêda, 30 jul (Lusa) - O parque municipal de Mêda vai reabrir ao público na quinta-feira após ter sido alvo de obras de reabilitação no valor de 100 mil euros, disse hoje à agência Lusa presidente da câmara.

Segundo o autarca, Anselmo Sousa, a intervenção englobou obras ao nível de todo o recinto de lazer e contemplou a instalação de um novo parque infantil e de um espaço de manutenção física para utilização pelos adultos.

"O espaço estava degradado e o parque infantil estava um pouco perigoso para as crianças, pois tinha áreas em areia e passeios em pedra", disse o socialista.

A autarquia procedeu à "remodelação total" do parque infantil, colocou piso sintético e equipamentos infantis modernos e seguros, criando "um espaço agradável e aprazível", tanto para as crianças, como para os pais e avós.

"É um parque que tem todas as condições e tem segurança, uma vez que os equipamentos estão todos certificados e de acordo com as normas" atuais, observou.

O parque municipal necessitava de uma intervenção urgente, por estar localizado no centro da cidade de Mêda e por ser muito procurado pelos seus habitantes para momentos de recreio e de lazer, segundo Anselmo Sousa.

A cerimónia de reabertura do recinto está marcada para as 15:00 de quinta-feira.

O autarca observou ainda que o município se esforça por criar boas condições de vida para os habitantes, mas lamenta que o concelho seja atingido pelo despovoamento.

"Infelizmente, aquilo que nos preocupa é que a natalidade no nosso concelho cada vez está a diminuir mais", disse.

Pelas suas contas, a cidade sede de concelho tem atualmente "entre 250 a 300 crianças e jovens com idades até aos 15 anos".

"Nós bem nos esforçamos para criar equipamentos e condições atrativas para ter pessoas no concelho, só que, infelizmente, os empregos são cada vez menos e as pessoas estão a emigrar cada vez mais", lamentou Anselmo Sousa.

ASR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.