Aveiro procura novo modelo de gestão para relançar a bicicleta gratuita

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 04 jul (Lusa) - Os sucessos e insucessos da Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro (BUGA), projeto lançado pela Câmara em 1998, foram hoje debatidos num seminário internacional com especialistas em mobilidade.

No encontro, organizado no âmbito do projeto "Smart Travelling in Atlantic Cities - Smart Integrated Ticketing for Europe" (SITE), José Quintão, que coordenou a criação das BUGA, apontou o vandalismo e dificuldades de manutenção como fragilidades que têm condicionado as bicicletas gratuitas de Aveiro.

"A BUGA conquistou uma enorme notoriedade e ficou conhecida em todo o lado, sendo o primeiro projeto do género em Portugal e um dos pioneiros a nível europeu de bicicletas partilhadas, mas nem tudo correu bem. Foi vítima do sucesso que alcançou, pois houve dificuldade em entendê-la como equipamento urbano e a utilização anónima foi desresponsabilizante", afirmou.

De acordo com as explicações de José Quintão, ao contrário dos receios que havia na época, o caráter gratuito não conduziu a um número de furtos significativo porque o seu desenho exclusivo, além de dissuasor, levou à rápida localização dos veículos em falta, muitas vezes mediante alerta de populares.

Foram as avarias e deficiências de material, mas sobretudo atos de vandalismo e má utilização das bicicletas que fizeram com que o projeto fosse perdendo vitalidade. Pelo meio ficou um estudo de trajetos e estações, que agora se pretende retomar.

A deterioração das vias e da sinalética e a eliminação das estações já montadas levaram a que, o que foi concebido como meio de mobilidade urbana, acabasse nos dias de hoje por se limitar à utilização para passeios de lazer.

Apenas se mantém em funcionamento uma estação de entrega de bicicletas, mediante identificação, para evitar os atos de vandalismo que acrescentaram a dificuldade de reposição à já difícil gestão e financiamento do projeto.

"A Câmara, enquanto entidade pública, não tinha vocação, por exemplo, para a exploração publicitária das bicicletas. Não dispunha de angariadores de publicidade e mesmo quando uma empresa manifestava interesse em colocar publicidade, as regras da contratação pública dificultavam o processo", observou José Quintão.

A Câmara de Aveiro está por isso a trabalhar no relançamento da BUGA em novos moldes e à procura de um modelo de gestão adequado, partilhando experiências com os parceiros do projeto SITE.

Os objetivos estão traçados: recolocar a bicicleta como parte do sistema de mobilidade urbana e equipamento da cidade, procurando encontrar para a BUGA um sistema de gestão inovador, baseado na informação em tempo real, que permita interagir não só com os transportes públicos, como também com o comércio local, a Cultura e os espetáculos.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).