Risco extremo de exposição a radiação UV no Funchal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) -- A região do Funchal apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também todas as regiões do país, com exceção de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores (Açores) e Sagres, em risco muito alto.

O IPMA aconselha, para as regiões com níveis extremos, que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com níveis elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando moderado nas terras altas até meio da manhã, rodando para noroeste durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima no litoral e da máxima no interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã no litoral algarvio, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais ao longo do dia, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado de sudoeste durante a tarde no litoral oeste e neblina ou nevoeiro matinal.

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento em geral fraco do quadrante norte.

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, chuva ou aguaceiros que pode ser forte nos grupos Central e Oriental com possibilidade de ocorrência de trovoadas, e vento leste moderado com rajadas até 50 quilómetros/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, Évora, Beja e Castelo Branco 35, Portalegre 34, Coimbra 33, Braga e Vila Real 32, Porto, Viana do Castelo e Viseu 31, Bragança 30, Guarda 28, Funchal 25, Santa Cruz das Flores 24, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 23.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.