Risco máximo de incêndio em quatro concelhos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) -- Quatro concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Sabugal (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 86 incêndios, que foram combatidos por 2.018 bombeiros, com o apoio de 529 veículos.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu geralmente limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando moderado nas terras altas até meio da manhã, pequena subida da temperatura mínima no litoral e da máxima no interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã no litoral algarvio, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais ao longo do dia, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado de sudoeste durante a tarde no litoral oeste e neblina ou nevoeiro matinal.

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento em geral fraco do quadrante norte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, Évora, Beja e Castelo Branco 35, Portalegre 34, Coimbra 33, Braga e Vila Real 32, Porto, Viana do Castelo e Viseu 31, Bragança 30, Guarda 28, Funchal 25, Santa Cruz das Flores 24, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 23.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.