Restabelecida circulação na linha vermelha do Metro de Lisboa após descarrilamento

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jul (Lusa) -- A circulação na linha vermelha do Metro de Lisboa, encerrada entre as estações de Moscavide e Aeroporto na sequência do descarrilamento de uma composição, foi restabelecida às 16:10 de hoje, informou fonte do Metropolitano de Lisboa.

O troço da linha vermelha entre Moscavide e Aeroporto, que abrange, além destas duas estações, a da Encarnação, estava encerrado desde as 12:33.

Para minimizar os impactos, a rodoviária Carris reforçou a carreira 744, com percurso entre Marquês de Pombal e Moscavide, disse fonte do Metro.

Em comunicado, o Metro de Lisboa "confirma a ocorrência de um incidente com um comboio, hoje às 12:33, na execução de uma manobra no término da estação do Aeroporto", o que provocou ferimentos no maquinista.

De acordo com a empresa, o acidente aconteceu numa zona de manobra, pelo que não levava passageiros, tratando-se de "uma situação que não poderia ocorrer em exploração, uma vez que os sistemas e normas de segurança em exploração não o permitiriam e o sistema de travagem atuaria de imediato".

O comboio que sofreu o acidente "já tinha ativo o sistema de freios eletromagnéticos", referiu a empresa.

"Neste momento, a nossa maior preocupação recai em prestar todo o apoio que se vier a afigurar necessário ao maquinista ferido e à sua família, sendo que já abriu um inquérito para apurar as causas deste acidente", referiu.

Segundo fonte policial, a composição que descarrilou, na estação do Aeroporto, num dos extremos da linha vermelha, estava a fazer inversão de marcha, "não conseguiu parar a tempo e embateu na parede".

De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o alerta foi dado às 12:38 e o acidente provocou um ferido ligeiro, um homem de 42 anos, "com suspeita de fratura num punho e diversas escoriações".

O homem foi levado para o Hospital de São José.

No local estiveram uma ambulância e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM, bem como, segundo fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, três viaturas deste regimento com 10 operacionais.

O alerta foi recebido pelos Sapadores às 12:47.

SYSM (JYS/RAZB/ROC) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.