Novo comandante da GNR de Viseu atento a consequências de fecho de escolas e tribunais

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 jul (Lusa) -- O novo comandante do comando territorial de Viseu da GNR, Óscar Rocha, admitiu hoje que o anunciado encerramento de escolas e de tribunais no distrito poderá exigir uma grande atenção para manter a "tranquilidade e ordem pública".

Em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia de tomada de posse, Óscar Rocha considerou que se avizinha um período "algo conturbado" para a GNR, quer devido aos incêndios florestais, quer a "algumas medidas que, eventualmente, poderão vir a efetivar-se" e ter "algum eco" no que considera serem "os níveis normais de manutenção da própria tranquilidade e ordem pública".

Óscar Rocha - que a partir de hoje substitui Eduardo Seixas - assegurou que a GNR tentará sempre "ser parte da solução e não parte do problema".

"Talvez sermos elementos facilitadores na procura de uma solução que minimize esses efeitos", acrescentou.

Segundo o novo comandante, as situações de alteração da ordem pública "são sempre muito complicadas" e terão de ser analisadas muito bem, para "tentar que a sua gestão se faça causando o mínimo de danos, de prejuízos, o mínimo de disrupções na própria sociedade".

Óscar Manuel do Nascimento Rocha, de 54 anos, é coronel de infantaria.

Da sua carreira na GNR, destacam-se as funções de comandante do grupo territorial da Guarda, de diretor de instrução da Escola da Guarda, de assessor do ministro da Administração Interna e de diretor da Investigação Criminal.

O comando territorial de Viseu abrange uma área de 24 concelhos, num total de 4.963 quilómetros quadrados, e serve uma população de cerca de 326.345 habitantes.

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".