SEF detém suspeita de auxílio à imigração ilegal e lenocínio em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 jul (Lusa) -- O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje a detenção de uma mulher, no distrito de Viseu, que é suspeita de auxílio à imigração ilegal e lenocínio, entre outros crimes.

Em comunicado, o SEF explica que a suspeita está relacionada com um conjunto de pessoas que geriam no distrito "estabelecimentos de diversão noturna e exploravam a prática de prostituição associada aos mesmos, por parte de mulheres portuguesas e estrangeiras".

A cidadã estrangeira é "alegadamente a principal responsável pela atividade criminosa desse grupo", acrescenta.

Depois de presente a tribunal, a mulher ficou em prisão preventiva a aguardar a conclusão das diligências do processo-crime em curso.

O SEF recorda que, numa operação que desencadeou há cerca de uma semana e que incluiu buscas a vários locais da cidade de Viseu e das imediações de Lamego, foi encerrado um espaço e foram constituídos vários arguidos.

"A operação culminou investigações que decorriam há vários meses e que permitiram desmantelar a atividade de um grupo que se dedicava, através da gestão de estabelecimentos noturnos, à exploração da prostituição (por mulheres nacionais e estrangeiras) e ao auxílio à permanência em território nacional de cidadãs estrangeiras em situação ilegal", referiu o SEF na altura.

Nessa operação foram feitas buscas a estabelecimentos de diversão noturna e a residências e apreendida uma viatura que "servia para transportar as mulheres para os locais onde se prostituíam".

Segundo o SEF, o espaço encerrado estava "associado à prática da prostituição", sendo o local "para onde as mulheres conduziam os clientes angariados em estabelecimento noturno contíguo".

Na altura foram constituídos cinco arguidos, um de nacionalidade portuguesa e os restantes estrangeiros, pela prática dos crimes de lenocínio e auxílio à imigração ilegal, e identificadas três dezenas de pessoas, entre as quais sete mulheres estrangeiras em situação ilegal em território nacional.

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados