Museu Gulbenkian mostra tesouros dos palácios reais de Espanha

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jul (Lusa) - Uma exposição sobre os tesouros reais de Espanha, que foca o colecionismo e mecenato praticado pelos monarcas espanhóis, vai apresentar 144 obras a partir de 22 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

De acordo com a página na internet da Fundação Gulbenkian, a exposição intitula-se "A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha", e é uma iniciativa do Património Nacional de Espanha.

Esta instituição é responsável pela preservação dos palácios ainda utilizados pela Casa Real de Espanha, alguns conventos de fundação régia e os respetivos acervos.

Entre 22 outubro e 25 janeiro de 2015, serão reveladas semanalmente uma ou duas peças, algumas inéditas, do conjunto de 144, nas galerias de exposições temporárias e no Museu Calouste Gulbenkian.

De acordo com a Gulbenkian, a mostra foca especialmente o colecionismo e o mecenato praticado pelos monarcas e membros da realeza em Espanha, e tem ainda um terceiro fio condutor, que evoca as relações políticas e matrimoniais entre as duas monarquias ibéricas.

"A História Partilhada" percorre 350 anos, iniciando-se no tempo de Isabel a Católica (século XV e XVI), figura matricial na afirmação de Espanha como potência europeia, que resulta da unificação dos reinos peninsulares levada a cabo no seu reinado.

Isabel de Bragança (1797-1818), nascida infanta portuguesa, tendo casado com o rei Fernando VII, é da sua iniciativa a fundação do Museu do Prado, em Madrid, um dos museus mais visitados do mundo.

Filha do rei D. João VI e de D. Carlota Joaquina de Borbón, Isabel de Bragança tornou-se rainha de Espanha ao casar, em 1816, com o seu tio D. Fernando VII, de quem foi segunda mulher.

De acordo com os seus biógrafos, Isabel de Bragança era apreciadora das artes e foi Académica de Honra e Conselheira da Real Academia de Belas Artes de São Fernando, em Madrid.

AG // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.