Sete ilhas dos Açores em alerta por causa da chuva até quarta-feira à tarde

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 29 jul (Lusa) - A Proteção Civil dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertaram hoje para as previsões de "chuva forte" em sete ilhas do arquipélago, até quarta-feira à tarde.

Segundo o IPMA, "as condições favoráveis à ocorrência de chuva forte que têm afetado o grupo central" nos últimos dias "vão estender-se às ilhas do grupo oriental, prevendo-se precipitação pontualmente forte, em especial nas ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria".

Por causa destas previsões, as ilhas do grupo central (Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira) ficam sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, até às 15:00 de quarta-feira.

São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) ficam sob o mesmo aviso entre as 15:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta por causa destas previsões em que recomenda "comportamentos adequados" à população, como "manter limpos os sistemas de drenagem" e "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".

MP // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.