Júlio Pereira e Fairport Convention no 1.º festival Go Folk Fest de Gouveia

| País
Porto Canal / Agências

Gouveia, 29 jul (Lusa) - O músico Júlio Pereira e o grupo britânico Fairport Convention são os destaques do 1.º festival internacional de música folk a realizar no Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia, na próxima sexta-feira e no sábado.

O Go Folk Fest é promovido pela Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), no âmbito do programa comemorativo do centenário do jornal Notícias de Gouveia, propriedade daquela instituição.

O festival começa na sexta-feira, às 21:30, com a atuação do grupo nacional "A Presença das Formigas", formado por Sara Vidal (voz), Manuel Maio (violino, bandolim, cavaquinho e voz) André Cardoso (guitarras e voz), Miguel Cardoso (baixo elétrico, viola braguesa e voz), Rui Ferreira (acordeão e teclados) e Rui Lúcio (bateria e percussão).

Segundo o programa hoje divulgado, às 23:00 haverá um espetáculo de música céltica pelos escoceses Fraser Fifield & Graeme Stephen.

A primeira noite do Go Folk Festival encerra com a atuação do grupo inglês The Strawbs, a partir das 00:15, formado por Dave Cousins (voz, guitarra e banjo), Dave Lambert (guitarras e voz) e Chas Cronk (baixo, guitarra e voz).

No sábado, pelas 20:30, sobem ao palco os espanhóis Noega e, às 22:00, começa o concerto de Júlio Pereira, acompanhado por Sandra Martins (violoncelo), Miguel Veras (guitarra) e Luís Peixoto (bandolim).

O festival termina com a atuação da banda inglesa Fairport Convention (23:45), considerada uma "lendária formação da folk britânica".

Luís Carrilho, presidente da ABPG, disse hoje à agência Lusa que o festival internacional de música folk surgiu com o objetivo de oferecer ao público "uma música diferente", que representasse "alguma novidade" no panorama nacional e que "ombreasse" com os 100 anos do jornal centenário Notícias de Gouveia.

O evento musical também foi projetado tendo em conta a existência do Parque da Senhora dos Verdes, onde a ABPG investiu cerca de cinco milhões de euros.

Luís Carrilho assume que o espaço e o cartaz "garantem a qualidade" do evento, para o qual deseja a participação de duas mil pessoas.

A organização disponibiliza acampamento gratuito no parque de campismo local, mediante a apresentação do bilhete de acesso ao festival.

Os preços para o Go Folk Fest de Gouveia variam entre os 10 euros (sexta-feira), 15 euros (sábado) e 20 euros (para os dois dias).

Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou previamente aos balcões dos CTT e através do portal do festival, em www.gaudela.net/gofolk.

Estão também à venda nas receções da Unidade de Cuidados Continuados da ABPG e da piscina do Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia.

ASR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".