PCP quer esclarecimentos sobre fim de turno na Peugeot Citroën de Mangualde

| País
Porto Canal / Agências

Mangualde, 28 jul (Lusa) -- O PCP anunciou hoje que vai pedir, na Assembleia da República, esclarecimentos sobre a saída de 280 trabalhadores da unidade da Peugeot Citroën, em Mangualde, e exigir a defesa dos seus postos de trabalho e direitos.

O Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA - Peugeot Citroën suprimiu na sexta-feira o terceiro turno de laboração, o que levou à redução de 280 postos de trabalho, devido a um ajustamento da atividade produtiva.

Para o PCP, o que se passou foi um "despedimento coletivo, imoral, inaceitável e ilegítimo desses trabalhadores".

"À sombra das alterações de 'flexibilização' da legislação laboral, introduzidas sucessivamente pelos governos PS e PSD/CDS e pela convergência destas forças políticas na Assembleia da República, a PSA de Mangualde tem vindo a agravar e refinar as medidas contra os direitos dos trabalhadores e de crescente exploração", refere o PCP, em comunicado.

Segundo o partido, a PSA "recorre regularmente ao 'lay off' e à 'bolsa de horas' que, a partir deste despedimento, irá de novo implementar aos sábados e feriados, com alargamento do horário de trabalho pago a 'singelo', negando os suplementos a que os trabalhadores têm direito pelo trabalho extraordinário".

"E continua o aliciamento de trabalhadores efetivos para rescisão, para depois os voltar a contratar através da sua empresa de aluguer de mão-de-obra, com salários de miséria e sem os direitos que o contrato coletivo de trabalho garante", acrescenta.

Para os comunistas, esta é "uma situação intolerável", até porque "esta multinacional tem recebido avultados apoios do Estado português e da União Europeia".

A supressão do turno e redução dos postos de trabalho no Centro de Produção de Mangualde estava anunciada desde o final de maio.

Quando foi anunciado o relançamento do terceiro turno, em fevereiro de 2013, para funcionar a partir de abril desse ano, estava previsto que duraria um período mínimo de nove meses, tendo acabado por se estender por 16 meses.

O lançamento deste turno em Mangualde resultou, segundo a empresa, do facto de a fábrica de Vigo do Grupo PSA registar naquela altura uma produção excecional e temporária, inerente à fase de lançamento dos modelos Citroën C-Elysée e Peugeot 301". Por isso, foi transferida para Mangualde a produção "de alguns volumes dos modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner".

Segundo a PSA de Mangualde, "este fator extraordinário terminou e as fábricas voltam à sua produção nominal", levando ao ajustamento da atividade produtiva com a supressão do terceiro turno.

Com a redução dos 280 postos de trabalho, a empresa passa a empregar cerca de 820 trabalhadores e a ter como referência uma produção de 192 veículos por dia.

A PSA garantiu que os trabalhadores que agora deixaram a empresa serão privilegiados em eventuais contratações futuras.

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.