Jardim Zoológico da Maia passa a ser cooperativa público-privada

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 04 jul (Lusa) - O Jardim Zoológico da Maia, estrutura criada em 1985 e que só obteve licença há um ano, constituiu-se esta semana como uma "régie cooperativa", disse hoje à Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Maia.

A instituição com 28 anos de existência e que investiu recentemente 1,5 milhão de euros em novos 'habitats' para felinos, zebras, leões-marinhos e avestruzes, passou esta semana a ser uma "régie cooperativa", passando a chamar-se "COOPERZOO - Cooperativa Zoológica da Maia C.R.L.", informou Carlos Teixeira, fundador daquele Jardim Zoológico.

Só depois do licenciamento da instituição, que foi obtido a 27 de julho de 2012, é que foi possível proceder-se à constituição da régie cooperativa, explica o fundador do Zoo, Carlos Teixeira.

O Cooperzoo é agora pertença da Junta de Freguesia da Maia, que continua a ser sócia maioritária, mas também da Câmara da Maia, da Escola de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses (EPAMAC), da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Maia e do próprio presidente fundador do Zoológico, Carlos Teixeira.

"A constituição da régie cooperativa visa essencialmente a criação de órgãos sociais para uma gestão mais disponível para acompanhamento do crescimento do Zoo bem como uma ação mais preponderante em áreas como a conservação e educação ambiental, investigação científica e tudo o demais que vise o crescimento em áreas privilegiadas nas funções de um ZOO", adiantou.

Os principais objetivos do Zoo da Maia continua a ser "sensibilizar a sociedade em geral para questões como o ambiente, preservação e proteção de espécies, procriação de animais, colaboração com autoridades e instituições que trabalham diretamente na proteção animal", lê-se na página da Internet.

Os ingressos no espaço custam 6,5 euros para adultos e 4 euros para crianças, com a oferta de um gelado.

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.