Autárquicas: Abreu Amorim (PSD) quer 1.700 hectares "verdes" em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 04 jul (Lusa) -- O candidato do PSD à Câmara de Gaia, Carlos Abreu Amorim, anunciou hoje pretender cobrir 10% do concelho, o equivalente a "1.700 hectares" com "zonas verdes, parques ecológicos, áreas protegidas e míni parques" em áreas urbanas.

"Uma política de ambiente ainda mais sustentada, numa linha de continuidade com o muito que tem sido feito, é uma prioridade que tentaremos cumprir e temos a certeza de que teremos os meios de financiamento necessários, quer os que provêm da própria Câmara quer do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2014/20", afirmou o candidato.

Carlos Abreu Amorim falava em Gaia, junto à Reserva Natural Local do Estuário do Douro, em Canidelo, revelando esperar que "nos próximos anos" o projeto de redes de energias renováveis existente "possa cobrir todo o município".

"Queremos cobrir 10% do território de Gaia em zonas verdes e parques ecológicos, áreas protegidos e ainda aquilo a que chamamos pocket parks. É uma expressão internacional que pode ser traduzida em miniparques. Estamos a falar de pequenos terrenos ao abandono, encravados em zonas urbanas. A ideia é criar infraestruturas para permitir o seu aproveitamento ambiental", explicou o candidato.

Abreu Amorim sublinha estarem em causa 1700 hectares, "o que é uma área praticamente inigualável na Área Metropolitana do Porto, mesmo em municípios que tem uma área não urbana maior do que Gaia".

Para a candidatura "Gaia na Frente", o ambiente é uma das "preocupações essenciais" por se tratar de "uma tarefa absolutamente fulcral dentro das competências dos municípios".

Um dos futuros projetos a apresentar nesta área é o "corredor ecológico do rio Febros" através do desenvolvimento de "uma área de paisagem protegida entre Avintes e Seixezelo".

Hoje, Carlos Abreu Amorim apresentou o diretor do Parque Biológico de Gaia, Nuno Oliveira, como Comissário do Ambiente da candidatura Gaia na frente e passou-lhe a palavra para a apresentação do projeto do Parque do Vale de Sampaio.

A intenção é fazer daquela área, situada junto à Reserva Natural, "um espaço privilegiado", frisou o candidato.

Os "cerca de cinco hectares de terreno que vão quase até a rua da Bélgica" vão servir para "criar parque complementar à Reserva natural" através de "espaços de lazer, com áreas para piqueniques e percursos de passeios", descreveu Nuno Oliveira.

Para o responsável do Parque Biológico, "seria interessante incorporar nele um parque de autocaravanas".

"O projeto ainda não andou porque terreno foi cedido no âmbito de uma operação de loteamento e é preciso que seja concluída a negociação entre os proprietários e Câmara e que seja emitido alvará de loteamento", justificou Nuno Oliveira.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".