Editado esta semana livro sobre arte urbana para levar lisboetas e visitantes às ruas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jul (Lusa) -- A editora portuguesa Zest apresenta esta semana o primeiro volume de uma coleção de livros sobre a arte urbana em Lisboa, para pôr os lisboetas, e não só, a andar nas ruas a ver peças de arte.

A ideia da Zest -- Books for Life foi criar um livro "para todos os que gostam de 'street art'" e "não para especialistas", mas também "despertar as pessoas" para as pinturas que surgem nas paredes de uma cidade que "está no centro" deste tipo de arte, disse à Lusa Nuno Seabra Lopes, da editora.

Para incentivar a população a "andar na rua e ver o que há", o livro vem acompanhado de um mapa, onde estão assinalados os locais de todas as obras referenciadas.

O livro é essencialmente fotográfico e as imagens, captadas em 2012 e 2013, estão todas acompanhadas de um código de georreferenciação.

"A ideia é que as pessoas programem percursos, que vão para a rua ver as peças ao vivo", disse.

Este levantamento da arte que vai surgindo nas paredes da cidade foi feito com a ajuda da Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara Municipal de Lisboa.

Apesar da parceria, no livro não há apenas obras legais: "Queríamos que o livro fosse abrangente, com peças legais e ilegais", referiu Nuno Seabra Lopes.

Além disso, são mostradas peças de artistas com mais visibilidade, como Vhils, Nomen e Pantónio, de outros com menos e até de anónimos, tentando demonstrar "uma pluralidade de estilos e de linguagens".

"Há tanto em Lisboa que decidimos fazer uma coleção", disse Nuno Seabra Lopes, referindo que "estão sempre a surgir peças novas".

A ideia da Zest é editar "um livro por ano ou de dois em dois anos, a menos que não se justifique".

No entanto, Nuno Seabra Lopes acredita que o volume 2 estará disponível já no próximo ano, porque "têm aparecido peças absolutamente incríveis".

O lançamento do primeiro volume do "Street Art Lisbon" está marcado para quinta-feira, às 18:30, na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, e conta com a participação de Vanessa Teodoro, que irá criar uma obra ao vivo.

Na festa de lançamento será ainda apresentado o número mais recente da revista da GAU e imagens que irão figurar no segundo volume da coleção de livros.

JRS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.