Pelo menos 15 civis mortos por forças ucranianas em Lugansk

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 26 jul (Lusa)- Pelo menos 15 civis morreram e cerca de 60 foram feridos por disparos de morteiro ucranianos na cidade de Lugansk, no leste da Ucrânia, informou hoje um comando das milícias separatistas pró-russas que atuam na região.

"Ontem [sexta-feira] às seis da tarde [16:00 de Lisboa], a estação de autocarros [de Lugansk] foi atacada com fogo de morteiros por militares ucranianos", disse um porta-voz do comando militar dos rebeldes, citado pela agência russa Interfax.

Acrescentou que no bombardeamento "morreram 15 habitantes pacíficos e cerca de 60 ficaram feridos".

Lugansk, com cerca de 400.000 habitantes antes do rebentar do conflito armado, é a segunda cidade mais importante da região, depois de Donetsk, que se encontra sob controlo das milícias pró-russas.

A Ucrânia declarou que continuará a sua ofensiva contra os separatistas pró-russos apesar da crise provocada pela demissão do primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk, e das dificuldades para financiar a campanha militar.

"Os militares ucranianos não vão parar por causa do que aconteceu no Governo e no parlamento e a operação para liquidar os terroristas no leste da Ucrânia vai continuar", assegurou sexta-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko.

O parlamento ucraniano vai reunir-se quinta-feira numa sessão extraordinária para analisar a demissão do primeiro-ministro e aprovar a deslocação ao leste da Ucrânia de uma missão internacional no quadro da investigação à queda do avião da Malaysia Airlines.

A sessão sobre a investigação à queda do Boeing 777, abatido por um míssil na zona controlada pelos separatistas pró-russos, decorrerá à porta fechada e os deputados deverão ratificar os acordos sobre o envio da missão internacional estabelecidos entre a Ucrânia e a Holanda e a Austrália, que perderam, respetivamente, 193 e 28 dos seus cidadãos no desastre.

Os rebeldes não reagiram ainda oficialmente ao envio da missão, mas têm-se mostrado reticentes a uma presença massiva de estrangeiros no local dos destroços.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbot, disse hoje que uma semana após a queda do avião ainda existem corpos por recuperar.

"Há corpos que permanecem na zona e a presença de restos mortais por recuperar torna ainda mais importante o envio de uma equipa internacional para o local", disse Abbot, sublinhando que se trata de uma missão humanitária.

Abbott enviou 190 polícias australianos para a Holanda, além de um número reduzido de forças de defesa australianas para participar na operação holandesa para preservar o local.

CFF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.