Turismo do Porto considera "lamentável" falta de apoio ao Rali de Portugal

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 25 jul (Lusa) - O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal considerou hoje "lamentável" que o Turismo de Portugal retire o apoio ao "Rali de Portugal", no ano em que a competição regressa ao Norte do país.

Em declarações à Lusa, Melchior Moreira criticou o que considerou ser um "centralismo exacerbado de Lisboa", na forma como gere os recursos de apoio ao turismo.

"Este destino [Norte do país], apesar dos resultados em termos de crescimento, tem sido marginalizado. Há um centralismo exacerbado de Lisboa", considerou, lamentando que a aposta resida apenas em Lisboa, Algarve e Madeira.

"O Norte não se conhece, não existe", exclamou.

Falando em Lousada, à margem da inauguração da Loja de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira diz não haver dúvidas de que "o Rali de Portugal é um grande evento de atratividade mundial".

"Lamento que se diga que não traz retorno. Não se entende esta decisão", acentuou, recordando que nos últimos sete anos o Turismo de Portugal investiu sete milhões de euros quando aquela prova se realizava no Algarve.

O presidente da entidade regional de turismo disse à Lusa que "o Norte não precisa de mendigar, porque os resultados da região, em termos de turismo estão aí".

Segundo avançou, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, no último semestre, cresceu cinco a seis por cento acima da média nacional.

"Tudo faremos para apoiar e acarinhar este grande evento, para continuar a dar dimensão a este destino", acrescentou.

Na quinta-feira, o Ministério da Economia anunciou que o Turismo de Portugal não vai apoiar financeiramente a edição de 2015 do Rali de Portugal nem a prova de WTCC, a realizar-se no Porto.

"A decisão de não-concessão de apoio financeiro está alinhada com a estratégia de promoção definida para o destino Portugal, que passou a focar-se na comercialização, nomeadamente através da captação de rotas aéreas e de parcerias com operadores turísticos, e na adaptação da promoção externa ao 'marketing' digital, e que tem vindo a ser implementada nos últimos anos com resultados que todos consideram indiscutíveis", assumia o ministério, em comunicado.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.