Líder da CGTP diz que Ricardo Salgado já era "um caso de polícia" há vários anos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jul (Lusa) - O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou hoje que Ricardo Salgado já "era um caso de polícia" há vários anos e considerou que o BES é "outro caso de polícia" que deve ser investigado.

O ex-presidente do BES foi detido na quinta-feira no âmbito da "Operação Monte Branco", que investiga a maior rede de branqueamento de capitais em Portugal, e ficou em liberdade mediante uma caução de 3 milhões de euros, após ter sido interrogado ao longo de várias horas.

Comentando o caso, à margem de um protesto da CGTP frente à Assembleia da República, Arménio Carlos considerou que "o processo em que está envolvido esse senhor, que é do setor financeiro, já era um caso de polícia há três anos, e não é de agora".

"Há pessoas detidas há dois anos, não se percebe porque é que só agora é que este senhor foi chamado", declarou, acrescentando que "há outro caso de polícia que é preciso averiguar que é o Banco Espírito Santo (BES)".

O líder da CGTP frisou também que a justiça deve funcionar "em tempo célere" sob pena de "os portugueses começarem a pensar que a justiça é rápida para penalizar aqueles que menos tem e é muito morosa e, se possível, até permite a prescrição de processos daqueles que (...) pertencem ao setor financeiro".

Questionado sobre o facto de Ricardo Salgado, que já tinha sido ouvido como testemunha neste processo, só ter voltado a ser chamado à justiça, e na qualidade de arguido, depois de abandonar a presidência do BES, Arménio Carlos ironizou: "Não queremos fazer juízos de valor, mas como diziam os espanhóis, a gente não acredita em bruxas, mas que há bruxas há".

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.