BES perde mais 8% e arrasta banca e PSI20 para terreno negativo

BES perde mais 8% e arrasta banca e PSI20 para terreno negativo
| Economia
Porto Canal

O BES voltou hoje a negociar em terreno negativo, depois do maior acionista do banco ter apresentado um pedido de gestão controlada às autoridades do Luxemburgo, arrastando a Bolsa de Lisboa para o vermelho.

Pelas 14:00 de Lisboa, o BES perdia 8,01% para os 44,8 cêntimos, na primeira sessão após a Espírito Santo Financial Group (ESFG) ter pedido gestão controlada aos tribunais do Luxemburgo por "não estar em condições de cumprir as suas obrigações" relacionadas com dívidas.

Também o BCP e o BPI foram penalizados pela queda do BES, desvalorizando 2,05% e 1,96%, respetivamente.

À mesma hora, o PSI20 perdia 0,03% para 6.466 pontos, invertendo também a tendência do início da sessão, depois do principal índice da praça lisboeta ter começado a negociar em alta, a subir 0,90%, sustentado pelos 'papéis' do BCP, BPI e Impresa.

Na quinta-feira, o ex-presidente do BES, interrogado pelo juiz Carlos Alexandre no decurso do processo Monte Branco, manifestou a sua "total disponibilidade para colaborar com a justiça no apuramento da verdade", sublinhando que "já o tinha feito" há dois anos.

"Ricardo Salgado reitera a sua total disponibilidade para colaborar com a justiça no apuramento da verdade, como já o fez, no âmbito do processo, há cerca de dois anos. Ricardo Salgado acredita que a verdade e a justiça acabarão por prevalecer", refere o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) num comunicado enviado à agência Lusa.

Após ser detido no âmbito da "Operação Monte Branco", que investiga a maior rede de branqueamento de capitais em Portugal, e inquirido pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) na qualidade de arguido, Ricardo Salgado ficou em liberdade mediante uma caução de 3 milhões de euros.

Num comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou terem sido aplicadas ao arguido as medidas de "sujeição a caução, no montante de três milhões de euros, proibição de ausência do território nacional e proibição de contactos com determinadas pessoas".

Segundo a PGR, está em causa a "eventual prática de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais".

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.