Apoio ao euro aumenta em Portugal apesar da crise

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 25 jul (Lusa) -- Portugal é um dos Estados-membros da União Europeia onde o apoio ao euro mais aumentou nos últimos meses, apesar de os portugueses serem dos mais insatisfeitos com a atual situação económica, revela um inquérito hoje divulgado pela Comissão Europeia.

De acordo com o "eurobarómetro da primavera", realizado em junho, 59% dos portugueses dizem-se a favor de uma união económica e monetária europeia com uma moeda única, o euro, um valor que fica acima da média europeia (55%), e que representa um aumento de nove pontos percentuais de defensores do euro Portugal desde o anterior inquérito do "outono", em novembro de 2013, altura em a moeda única merecia o apoio de 50% dos inquiridos.

O aumento de 9 pontos desde novembro apenas é superado ao nível da UE pelo crescimento de 15 pontos percentuais registado na Letónia (para os 68%) e de 10 pontos na Lituânia (para os 50%), país que acabou de receber "luz verde" para aderir à zona euro a partir de 01 de janeiro de 2015, enquanto na média da UE o crescimento do apoio ao euro foi de 3% entre novembro de 2013 e junho de 2014.

O mesmo inquérito revela que os portugueses são dos cidadãos europeus mais insatisfeitos e pessimistas com a atual situação económica no país (considerada "má" por 96% dos inquiridos), com uma maioria (52%) a recear que o impacto da crise no mercado de trabalho ainda vai piorar.

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.