Processo de avaliação da ciência é "enormíssimo erro de política pública" - Reitor Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jul (Lusa) -- O reitor da Universidade de Lisboa considerou o processo de avaliação das unidades de investigação "um enormíssimo erro da política pública", que está "enviesado desde o início" apelando ao Governo para que se "preocupe seriamente" com as "consequências desastrosas".

Em entrevista à Lusa, a propósito do primeiro ano de vida da nova Universidade de Lisboa, após a fusão da Clássica com a Técnica, António Cruz Serra diz que ficou claro desde o fim-de-semana passado que o processo de avaliação a cargo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) -- que é também a instituição que atribui o financiamento público destas instituições científicas -- definia à partida que apenas metade das instituições obteria classificação suficientemente alta para passar à 2.ª fase da avaliação.

Ficar pela 1.ª fase significa não receber qualquer financiamento público ou, caso a avaliação dos centros de investigação seja de 'Bom', receber um financiamento no patamar mínimo, que varia entre os cinco mil e os 40 mil euros.

"Toda a informação que entretanto se foi reunindo leva-nos a concluir que aquilo que aconteceu com o processo de avaliação das unidades de investigação é um enormíssimo erro de política pública, é um processo que foi mal montado, uma avaliação que foi feita de forma amadora, por gente pouco qualificada, em muitos casos, para realizar a avaliação e que o processo estava enviesado desde o momento inicial. O erro político fundamental é que tal como o processo foi lançado nós vamos liquidar metade do sistema científico por via administrativa", declarou o reitor.

Cruz Serra disse que a avaliação foi entregue a entidades estrangeiras que desconhecem por completo a ciência em Portugal, e que os painéis de avaliação criados têm avaliadores sem "capacidade científica para avaliar as unidades na sua área científica", são de qualidade "altamente questionável" e que "não conseguem ganhar em Portugal, nas nossas melhores faculdades, um concurso de professor auxiliar".

O reitor declarou que "neste momento já se percebe como foi feita a avaliação", explicando que as unidades foram previamente avaliadas por especialistas da área científica em que se enquadram com notas bastante altas (iguais ou superiores a 17 numa escala que vai até 20), sendo depois avaliadas pelo avaliador do painel, que "normalmente não é da área, [percebendo-se] até pelo conjunto de disparates que estão escritos nessas avaliações, e que dá uma nota muito baixa".

"Aquilo que foi a avaliação final foi a avaliação desse avaliador. Porquê? Porque é ele que está no painel, ele é que foi encarregue de elaborar o relatório final", disse, acrescentando que a consequência foi a exclusão da próxima fase da avaliação de centros de "qualidade inquestionável" em todo o país, considerando que "tudo isto que está a acontecer é lamentável".

"Era como se o professor Nuno Crato tivesse pedido a um professor de Biologia para ir corrigir os exames nacionais de Matemática. Aquilo que aconteceu é algo que precisa de ser infletido, é um processo para o qual eu chamo a atenção do nosso ministro, do senhor primeiro-ministro, porque tem consequências políticas e consequências para o país desastrosas", disse.

António Cruz Serra entende que na fase em que o processo está ou a FCT assume que cometeu um erro, e que é preciso começar tudo de novo, ou não resta alternativa senão "repescar para a 2.ª fase da avaliação" centros excluídos e que não o deveriam ter sido, indo ao encontro da proposta entregue pelo conselho de reitores ao Governo, que defende que não se deve negar financiamento suplementar a unidades de investigação que já foram anteriormente avaliadas com notas muito altas ou a nota máxima.

"Acontece que muitas dessas unidades são unidades onde se faz um trabalho excelente, onde temos um investimento do país de duas dezenas de anos ou mais com equipamento e capacidade instalada de dezenas de milhares de euros e que de repente vai ser deitado fora e isto é algo absolutamente incompreensível", declarou Cruz Serra.

"Tenho a certeza absoluta que se a avaliação terminasse agora, nestas condições, haveria unidades de investigação de grande dimensão e de grande relevância que acabavam no dia a seguir", acrescentou.

Sobre a Universidade de Lisboa, o reitor garantiu que a instituição "não tem qualquer capacidade, com a dotação do Orçamento do Estado que recebe, de substituir o financiamento da FCT".

"Isso está completamente fora de questão. Estamos a trabalhar no limite do que é possível", declarou.

Das 322 unidades avaliadas, 163 (52%) passaram à segunda fase e outras 26% obtiveram a classificação de Bom, tendo assegurado um financiamento base, avançou a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

IMA //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.