Sustentabilidade e tecnologia ditam vencedores do Concurso de Inovação da AMP

| País
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 24 jul (Lusa) - A sustentabilidade dos projetos e a componente tecnológica foram fatores que ditaram a escolha dos três empreendedores vencedores do Concurso de Inovação Social da Área Metropolitana do Porto, referiram os responsáveis numa cerimónia que hoje decorreu em Santo Tirso.

O Topame Pesca, um projeto de Transformação e Otimização de pesca através de uma Plataforma de Análise e Modelação Ecológica, alcançou o primeiro lugar, enquanto o DIAPOTEK - Gestão Terapêutica e o WelcomeHOME, conquistaram, respetivamente, a segunda e terceira posições.

Depois de ter registado a candidatura de 50 ideias, este concurso promovido pela Área Metropolitana do Porto (AMP), no âmbito do Centro de Inovação Social Metropolitano (CIS-M), selecionou dez ideias finalistas, das quais se destacaram, acabando premiadas, projetos que, conforme referiu um dos responsáveis da INOVA +, parceira destra iniciativa, "aqueles que demonstram mais capacidade para crescer".

"A sustentabilidade é fundamental. Estes projetos têm de ter capacidade de crescimento. Os dois primeiros têm uma componente tecnológica importante. A tecnologia ajuda e dá escala", disse, aos jornalistas, à margem da cerimónia de entrega de prémios, Eurico Esteves da INOVA +.

O responsável que, juntamente com representantes da empresa de informática Microsoft e da UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, fez parte do júri final, disse acreditar que "a economia social, mais do que uma responsabilidade é uma necessidade".

"É necessário promover aqui uma economia que tape o buraco pleno entre o emprego que é promovido pela economia tradicional e os apoios do Estado", referiu.

Já o representante da comissão executiva da AMP, Avelino Oliveira, destacou "a aposta em projetos intermunicipais pela sua visão territorial", bem como "a troca de experiências e apoio por parte de uma entidade metropolitana no empreendedorismo". "A área social é importante para a AMP tendo por base os objetivos de coesão social", concluiu.

Numa cerimónia que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso, local que também alberga uma incubadora de empresas localizada nas antigas instalações de uma fábrica têxtil do concelho de Santo Tirso, o presidente da câmara local, Joaquim Couto, na dupla função de autarca e de vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto, aplaudiu estas iniciativas "de modo a que a economia social não seja encarada como de negócios de segunda categoria".

Tiago Sá, de 24 anos e da área de Ciências do Mar e Zonas Costeiras, é o autor da ideia "Topame Pesca", estando a colaborar com mais três jovens licenciados que, em conjunto, receberam 15 mil euros, apoio ao nível de mentores e serviços de incubação.

Para o grupo vencedor do primeiro prémio este é um "estímulo" para "continuar um trabalho que procura estar no terreno e junto da comunidade piscatória encontrar soluções".

Com os 10 mil euros e os apoios fruto da classificação em segundo lugar, João Teixeira, de 23 anos, licenciado em farmácia e um dos cinco empreendedores da ideia DIAPOTEK - Gestão Terapêutica, pretende "partir para o terreno em 2015 já à procura de clientes", sendo que atualmente já está a implementar o projeto que se destina à população sénior, em lares e residências, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Porto.

Andreia Valente, de 24 anos, é da área de psicologia e juntamente com colegas de gestão, ação social, arquitetura e arqueologia, quer dinamizar o WelcomeHOME, um projeto cooperativo orientado para o apoio a pessoas em situação de sem abrigo que tenham perfil de empregabilidade, tendo recebido cinco mil euros neste concurso de ideias.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados