Agricultores em marcha lenta contra medidas que serão "a ruína da produção nacional"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Dezenas de tratores percorreram hoje, em marcha lenta, o percurso entre Ovar e Aveiro, em protesto contra o fim das quotas leiteiras e o aumento das importações e marcas brancas, que consideram ser causas da "ruína" da produção agrícola nacional.

A iniciativa foi organizada pela Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) em conjunto com a Confederação Nacional da Agricultura e contou com a participação de cerca de 50 empresários agrícolas dos concelhos de Ovar, Murtosa e Estarreja, e também da freguesia de Loureiro, em Oliveira de Azeméis.

Albino Silva, presidente da ALDA, disse à Lusa que "grande parte" dos agricultores "está na iminência de perder as suas explorações, porque enfrentam grandes problemas e têm poucas perspetivas de sair do buraco em que o Governo os está a meter".

Entre as dificuldades que os agricultores enfrentam incluem-se: a diminuição do preço pago ao por cada litro de leite, o aumento do preço do gasóleo agrícola e o aumento de outros custos de produção como as rações para animais, o acréscimo de impostos cobrados aos agricultores, além do fim das quotas leiteiras anunciado para 2015, com o que isso tem de implicações para os pequenos proprietários, explicou.

"Com isso tudo a juntar-se ao aumento das importações [de caráter agrícola] e à propagação das marcas brancas, estão a arruinar a produção nacional", garante Albino Silva.

"A assinatura do fim das quotas leiteiras já está a ter os seus reflexos e vai significar o fim da produção de leite em Portugal", acrescenta o presidente da ALDA. "Se dantes já reclamávamos que o que os produtores de leite recebiam praticamente só pagava as despesas, agora as perspetivas são ainda mais negras", acrescenta o presidente da ALDA.

Vitor Domingos, que tem uma exploração leiteira em S. Vicente Pereira, em Ovar, realça que o que mais revolta a classe "é ver que o preço que pagam ao agricultor por cada litro de leite baixou 4 cêntimos, enquanto nas grandes superfícies, para ser vendido ao público, subiu 6".

"Para quem é que vai essa diferença?", questiona. "É que há quem esteja a ganhar com isto, enquanto a nós continua-nos sempre a sair do bolso", afirma.

Paulo Andrade, outro empresário, acrescenta: "Baixam-nos o leite, mas sobem o gasóleo, sobem as rações e, um dia destes, não dá para produzir nem leite, nem carne".

Sobre a questão específica do fim das quotas leiteiras, o agricultor defende que "a Lactogal [que reúne produtores do Minho, Trás-os-Montes, Mondego e Proleite] foi uma coisa que nasceu boa, mas só para meia dúzia de produtores".

"Decidem tudo à maneira deles e os pequenos não têm hipótese", explica.

Para Paulo Andrade, "está tudo muito crítico nesta altura" e o Governo "tem que pensar a sério nestas coisas, porque um dia destes dá cabo disto tudo e sem agricultura não há país que se safe".

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.