Aguiar-Branco atesta utilidade dos submarinos e suas 38 missões

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jul (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu hoje a utilidade dos dois submarinos alemães adquiridos por Portugal, adiantando terem executado um total de 38 missões desde 2011 e 13.135 horas de navegação.

"Não tenho a mínima dúvida de que eles [submarinos] cumprem missões que são relevantes em termos do interesse nacional. No caso específico, em 2011 o Tridente fez 10 missões, em 2012 quatro, em 2013 cinco e em 2014 duas (5.356 horas de navegação). O Arpão também já fez 17 missões (7.779 horas)", afirmou Aguiar-Branco na comissão parlamentar de Inquérito aos Programas de Aquisição de Equipamentos Militares (EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F-16, submarinos, Pandur II).

Respondendo a questões do deputado social-democrata António Prôa, o responsável da maioria PSD/CDS-PP pela pasta da Defesa lembrou a "capacidade submarina centenária" de Portugal e até advogou que se deveria "olhar para o reforço da utilização deste equipamento que permite à Marinha cumprir várias missões de fiscalização, vigilância e pesquisa na Zona Económica Exclusiva, até de forma menos dispendiosa que outros equipamentos".

Aguiar-Branco elogiou ainda o seu antecessor no cargo, o socialista Santos Silva, por ter preparado a "transcrição para o direito interno" de uma diretiva europeia que "acabou com o regime das contrapartidas em termos de negócios de aquisição de equipamentos militares".

"Tudo o que está associado às contrapartidas são contratos extremamente complexos de avaliar. A nebulosidade não contribui em nada numa área que deve ser de transparência. Foi avisado o anterior Governo e o ministro", disse, recordando ter-se tratado da primeira medida adotada assim que tomou posse.

O deputado socialista José Magalhães estranhou a extinção da Comissão Permanente de Avaliação das Contrapartidas, sugerindo que a mesma afastou o setor da Defesa do processo de fiscalização e de decisão, bem como as alterações negociadas relativamente a investimentos previstos em Portugal, exemplificando com o "abortado" projeto hoteleiro no Algarve, denominado "Alfamar".

"A extinção da comissão de contrapartidas aconteceu com a aprovação da alteração do regime de aquisição de equipamentos militares, que passou para a Direção-Geral das Atividades Económicas, em articulação com o Ministério da Defesa", explicou o ministro, considerando que aquela entidade está "em melhores condições de fazer escrutínio de programas que estão para lá do setor da Defesa" por se encontrar "mais no terreno do setor comercial".

Ainda em resposta ao parlamentar do PS, Aguiar-Branco confirmou ter pedido um parecer à Procuradoria-Geral da República para "sustentar a aplicação de multas por mora e incumprimentos contratuais" e que "a penalidade de um milhão e 91 mil euros" já foi aplicada.

O governante esclareceu ainda que ambos os navios ainda não chegaram à fase de "receção efetiva", dependente do atual período de experimentação e consequentes melhorias técnicas.

"A (receção efetiva) do Tridente está prevista para setembro/outubro de 2014, enquanto a do Arpão estará concluída durante o ano de 2015", clarificou, adiantando que haverá um teste de disparo de torpedos ainda este ano com o segundo navio.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.