Risco máximo de incêndio em quatro concelhos de Santarém e Castelo Branco

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jul (Lusa) -- Quatro concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

De acordo com o IPMA, os concelhos de Sardoal e Mação (Santarém), Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco) estão hoje em risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira.

A previsão aponta também para a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso, em especial até ao final da manhã.

Durante a tarde, prevê-se um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas zonas montanhosas, vento fraco, ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da faixa costeira e descida da temperatura máxima, em especial no litoral.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã, vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se a partir da tarde, moderado a forte no litoral oeste, e soprando temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve e pequena descida da temperatura máxima, exceto no Algarve.

Em Lisboa, Coimbra, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 25 graus Celsius, no Porto 22, Évora e Beja 34, Castelo Branco 35, Portalegre 32, Faro 30, Guarda e Braga 27, Bragança 33, Viseu 31, Santa Cruz das Flores 24 e Funchal 26.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).