Risco extremo de exposição a radiação UV no Funchal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jul (Lusa) -- A região do Funchal apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Setúbal, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) com níveis muito altos.

Também as regiões de Viana do Castelo, Sines, Sagres, Leiria e Braga apresentam hoje níveis altos de exposição à radiação UV.

O IPMA recomenda, para as regiões com níveis extremos, que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Para as regiões com níveis elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira.

A previsão aponta também para a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso, em especial até ao final da manhã.

Durante a tarde, prevê-se um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas zonas montanhosas, vento fraco, ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da faixa costeira e descida da temperatura máxima, em especial no litoral.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã, vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se, a partir da tarde, moderado a forte no litoral oeste, e soprando temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve, além de uma pequena descida da temperatura máxima, exceto no Algarve.

O IPMA prevê para a Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e até ao final da tarde e vento moderado do quadrante norte.

Para os Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva fraca para a noite no grupo Ocidental e vento fraco a moderado.

Em Lisboa, Coimbra, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 25 graus Celsius, no Porto 22, Évora e Beja 34, Castelo Branco 35, Portalegre 32, Faro 30, Guarda e Braga 27, Bragança 33, Viseu 31, Santa Cruz das Flores 24 e Funchal 26.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.