Especialista afirma que Portugal nunca fomentou a sua ligação com a China

| Economia
Porto Canal / Agências

Coimbra, 22 jul (Lusa) - Portugal nunca fomentou a sua ligação com a China, apesar da relação histórica com o país, afirmou hoje Carmen Mendes, organizadora da Conferência de Estudos Chineses, que decorre de quarta-feira a sábado em Coimbra e Braga.

Carmen Mendes considerou que a relação entre Portugal e a China "poderia estar bem mais consolidada", apesar de aquele país asiático ver Portugal "como uma potência histórica" e com um "passado rico".

"Não conseguimos capitalizar a ligação histórica e elevar o patamar da relação com a China", observou a especialista em estudos chineses, sublinhando que "não há um sinólogo no Ministério dos Negócios Estrangeiros" nem pessoas "a quem recorrer, em Portugal, com preparação sobre a língua e a cultura chinesas".

A docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra recordou que foi a partir da instituição de ensino superior que "se criou uma ligação da Europa com a China", referindo que hoje "não é suficientemente valorizado o conhecimento do mandarim e da cultura" chinesa a nível diplomático mas também económico.

Carmen Mendes disse ainda que há uma ligação maior com países africanos de língua portuguesa. Contudo, essa mesma relação está assente "em trocas comerciais".

Há um investimento "muito forte" em África por parte da China, com um retorno para os países africanos, mas a cooperação Sul-Sul "é desigual", sublinhou.

"Quando a China constrói infraestruturas em troca de recursos naturais, essas mesmas infraestruturas são benéficas para a China, porque são usados trabalhadores chineses, e promove a exportação de materiais de construção chineses", observou, referindo que um dos problemas que se observa em África, nomeadamente em Angola, é a "construção de cidades-fantasma".

Também em Moçambique e na Guiné se observa uma exploração de recursos, seja na agricultura, pescas ou madeiras, constatou.

Essa presença da China e das empresas chinesas é facilitada pela promiscuidade entre "o Partido Comunista Chinês e o tecido empresarial", com o aparelho político a intervir "quando surgem problemas".

Carmen Mendes é a organizadora da Conferência da Associação Europeia de Estudos Chineses, que decorre em Braga, na quarta e na quinta-feira, e em Coimbra, na sexta-feira e no sábado, e que vai contar com a presença de "cerca de 600 conferencistas", entre os quais diretores de centros de investigação da China, Taiwan, Hong Kong e Macau.

Em Braga, "será uma abordagem mais em torno da língua e cultura chinesas", sendo que em Coimbra a conferência pretende-se centrar sobre assuntos de política, economia, diplomacia, tendo ainda uma secção dedicada a Macau.

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, irá participar na cerimónia de abertura da Conferência em Coimbra e a conferência inaugural será realizada por Ming Chan, docente da Universidade de Stanford.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.