Necrópole romana descoberta na Amadora

| País
Porto Canal / Agências

Amadora, 22 jul (lusa) - Uma equipa de investigadores descobriu, nos últimos quatro anos, vários vestígios arqueológicos no sítio do Moinho do Castelinho, Amadora, entre os quais uma necrópole romana que se supõe ser a maior das três encontradas no concelho, segundo a câmara.

Após quatro campanhas, desenvolvidas entre 2011 e 2014, as escavações arqueológicas no Moinho do Castelinho vão terminar no final desta semana, informou hoje a autarquia.

Da investigação desenvolvida a equipa de arqueólogos, que contou com o apoio de estudantes da Universidade Nova de Lisboa e de jovens entre os 13 e os 21 anos no âmbito do programa "Férias na Cidade", descobriu vários vestígios da ocupação humana naquele território que remontam há milhares de anos.

Alguns desses vestígios devem ser, segundo a autarquia, classificados de Monumento Nacional, como a Necrópole de Carenque, ou de Imóvel de Interesse Público, como a villa romana do concelho.

As escavações contaram também com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Carvão Animal, proprietária do terreno, e permitiram identificar uma zona habitacional de período romano republicano, que remonta ao século II a.C.

Além disso, acrescenta a Câmara da Amadora em comunicado, foi também encontrada uma necrópole romana da Antiguidade tardia utilizada entre os séculos III e V d.C..

"Esta necrópole conta já com 10 sepulturas escavadas e mais três por intervir, supondo-se a existência de outras, o que faz desta a maior necrópole deste período na Amadora, em comparação com as outras duas já reconhecidas, como a do Casal de São Brás, com nove sepulturas e a da Serra de Carnaxide, com sete", explica a autarquia.

MYDM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.