Movimento protesta contra fecho de posto da Segurança Social em Rio Tinto, Gondomar

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 jul (Lusa) -- Um grupo de cidadãos de Rio Tinto entregou hoje no Centro Distrital da Segurança Social do Porto um abaixo-assinado com 2.700 assinaturas contra o anunciado encerramento do posto de atendimento da freguesia mais populosa de Gondomar.

"Em Rio Tinto existe um posto de atendimento da Segurança Social num edifício cedido gratuitamente pela junta de freguesia. Soubemos, pelo presidente da junta, que o posto iria encerrar, quando atende diariamente cerca de 255 utentes", descreveu à Lusa José Manuel Fernandes, um dos representantes do grupo de cidadãos de Rio Tinto.

Explicando ter por objetivo "tentar travar a decisão" de encerrar o atendimento da Segurança Social numa freguesia com cerca de 60 mil habitantes, José Manuel Fernandes adiantou que "o mesmo dossiê" distribuído no Centro Distrital vai ser enviado "ainda hoje, por correio, ao ministro da tutela".

"Passar a ir a Gondomar ou ao Porto, nesta altura, é inviável. Fica muito distante e são postos que também já estão acima da sua capacidade, o que iria entupir os serviços", critica o organizador.

José Manuel Fernandes esclareceu que o objetivo da iniciativa desta tarde é "mostrar a indignação", nomeadamente pela falta de resposta da diretora do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, a quem os utentes pediram uma audiência a 09 de julho.

"Não houve qualquer tipo de resposta. A autarquia também mais nada disse", lamentou o organizador.

Este utente esclarece que a indicação dada pelo presidente da junta de freguesia dava conta de que o posto "iria encerrar", que "a decisão estaria tomada" e que "os representantes da segurança social informaram que o processo passaria para um organismo superior".

De acordo com José Manuel Fernandes, o posto de atendimento de Rio Tinto "é cada vez mais procurado, devido à crise que assola o país, em que há cada vez mais pessoas em situação com carências de vária ordem".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

Ílhavo lança concurso público para obras de saneamento

A Câmara de Ílhavo lançou um concurso público para a construção da rede de saneamento na Gafanha de Aquém e Gafanha da Boavista, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, informou esta quinta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.