Passos transmite aos líderes europeus mensagem de confiança no fim da crise política

Passos transmite aos líderes europeus mensagem de confiança no fim da crise política
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou que expressou hoje aos chefes de Governo e de Estado da União Europeia uma mensagem de confiança sobre a capacidade de Portugal ultrapassar as dificuldades políticas que afetam o seu executivo de coligação.

Pedro Passos Coelho falava em conferência de imprensa, em Berlim, após ter participado na conferência europeia sobre emprego, tendo ao seu lado o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

"Foi importante ter mantido a minha presença na conferência sobre emprego porque tive a oportunidade de comunicar aos chefes de Governo e de Estado presentes de que há confiança na capacidade de Portugal ultrapassar as dificuldades políticas", declarou o líder do executivo português.

Pedro Passos Coelho adiantou que os chefes de Estado e de Governo europeus encaram a atual situação política portuguesa com "apreensão".

"Recebi de todos sinais de encorajamento", frisou o primeiro-ministro.

Na conferência sobre emprego estiveram presentes 19 chefes de Estado e de Governo da União Europeia e os principais responsáveis da Comissão Europeia (Durão Barroso), Conselho Europeu (Herman Van Rompuy), Parlamento Europeu (Martin Schulz) e Banco Europeu de Investimentos (Werner Hoyer).

A conferência europeia sobre emprego foi impulsionada pela chanceler Ângela Merkel e pelo presidente da França, François Hollande, com o objetivo de a União Europeia mobilizar recursos financeiros para combater o elevado desemprego jovem.

Na última cimeira europeia foi já aprovado um pacote de investimentos na ordem dos seis mil milhões de euros, que serão aplicados em 2014 e 2015.

Por via deste pacote financeiro, Portugal poderá vir a receber nos próximos dois anos mais 150 milhões de euros para programas de empregabilidade jovem.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.