Severiano Teixeira defende que navio logístico tinha prioridade sobre submarinos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jul (Lusa) - O ex-ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira assumiu hoje que teria comprado um navio polivalente logístico em vez de adquirir submarinos para a Marinha, caso a opção se tivesse colocado durante o seu mandato.

"Se tivesse sido eu a decidir tinha optado por outra prioridade. A capacidade submarina é importante mas a prioridade era o navio polivalente logístico por causa do risco de ameaças, tipo de conflitos e do emprego mais provável desses meios", declarou.

Nuno Severiano Teixeira respondia na comissão de inquérito aos programas de aquisição de equipamentos militares, no parlamento, na qualidade de ex-ministro da Defesa, cargo que exerceu entre 2005 e 2009, no governo presidido por José Sócrates.

O ex-governante argumentou que aquele tipo de navios "tem maior empregabilidade" porque pode ser usado em missões humanitárias, operações de paz e para a retirada de cidadãos nacionais de locais de conflito ou de situações de crise.

"Nesse sentido, Portugal podia ganhar mais operacionalidade e por essa via maior visibilidade internacional do que com os submarinos", defendeu, acrescentando que caso tivesse que tomar a decisão, optaria em primeiro lugar pelo navio e só depois pelos submarinos.

Nuno Severiano Teixeira frisou em seguida que "até hoje não foi possível encontrar maneira de adquirir o navio polivalente logístico".

Os contratos para a aquisição de submarinos alemães foram celebrados durante o mandato do ex-ministro da Defesa Paulo Portas, em 2003.

Ouvido pelos deputados no passado dia 18, Paulo Portas defendeu a sua opção destacando a "obsolescência dos materiais" e as respetivas "consequências de risco de vida dos militares".

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".