Cinco pescadores resgatados de embarcação que naufragou ao largo de Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 06 jul (Lusa) - Uma embarcação de pesca de Caxinas, Vila do Conde, a "Por Deus Ajudado", naufragou hoje ao início da tarde ao largo da Torreira, Aveiro, com seis tripulantes, cinco dos quais já foram resgatados.

De acordo com fonte ligada às operações de socorro, cinco dos seis tripulantes foram recolhidos numa balsa pelo "salva vidas" que integra os meios que a Capitania do Porto de Aveiro fez deslocar para a zona, onde prosseguem as buscas para localizar o sexto elemento da tripulação.

O alerta foi dado pelas 14:30, após a embarcação ter emitido um pedido de socorro quando andava à faina e ter deixado de dar resposta.

Em declarações à Lusa, o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, disse que a embarcação "Por Deus Ajudado" levava seis tripulantes, cinco dos quais foram resgatados com vida.

"Quatro homens foram resgatados pelo salva-vidas de Aveiro e um quinto por uma embarcação de pesca que estava nas proximidades", precisou.

O comandante do Porto de Aveiro adiantou ainda que, neste momento, estão a decorrer buscas no mar e em terra para encontrar o pescador que está desaparecido.

Além de um helicóptero da Força Aérea, estão envolvidos na operação uma embarcação e uma viatura da Polícia Marítima de Aveiro, várias embarcações de pesca, uma viatura dos bombeiros da Murtosa e uma moto quatro dos nadadores-salvadores da Torreira.

Os pescadores resgatados pelo salva-vidas de Aveiro estão todos bem de saúde.

"Eles não inspiravam grandes cuidados. Estavam molhados com sinas de hipotermia e foram encaminhados para o Hospital de Aveiro", referiu o comandante do Porto de Aveiro.

O quinto sobrevivente chegou cerca das 16:00 ao porto de pesca costeira de Aveiro a bordo de uma embarcação de pesca que o resgatou e não apresentava ferimentos.

O homem foi assistido no local por elementos do INEM, tendo sido também transportado para o Hospital de Aveiro.

A motora "Por Deus Ajudado" foi construída nos estaleiros de Azurara, Vila do Conde, e ia navegar no final do ano de 2011, tendo por mestre José Carlos Craveiro e representou um investimento de 300 mil euros, totalmente privado, sem comparticipação pública ou europeia.

JYDN/MSO // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.